Blog

Cachorro castrado muda o comportamento? Veja o que é ou não normal após a castração

Quando um cachorro é castrado, pode levar a mudanças de comportamento no animal. É importante compreender o que é normal após a castração e o que deve ser considerado um motivo de preocupação.

O que a castração muda no corpo de um cachorro?

Esterilizar um cão pode ter algumas mudanças significativas no seu corpo. Reduz a produção de testosterona, o que pode reduzir significativamente a agressão em cachorros machos, e torná-los mais fáceis de treinar e educar.

Essa cirurgia também diminui o risco de certos cancros, tais como cancro testicular, cancro da próstata, e outras doenças reprodutivas. Além disso, reduz ou elimina a necessidade do cão de vaguear ou marcar o seu território com urina.

Finalmente, a esterilização pode ajudar a controlar a procura de uma nova parceira. Essa cirurgia é um procedimento simples que tem muitos benefícios tanto para o seu pet quanto para o dono.

Fêmeas

A obesidade é a única alteração física que uma cachorra fêmea pode ter. Ademais, essa cirurgia em cadelas é uma cirurgia comumente realizada que remove os ovários e o útero de uma cadela. Este procedimento tem uma série de benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de tumores ovarianos, piometra (uma infecção uterina potencialmente fatal), cancro mamário, e falsas gravidezes.

A castração também diminui a produção de hormônios responsáveis por algumas questões comportamentais como a agressão ou a intolerância. O principal benefício da castração de uma cadela é a sua capacidade de reduzir a população de cachorros não desejados e diminuir a probabilidade de que cachorros inalterados acabem em abrigos.

Além disso, a castração pode facilitar o treino do seu animal de estimação, uma vez que as alterações hormonais podem afetar o seu comportamento. O tempo de recuperação associado a isto

Machos

A esterilização de um cão macho envolve a remoção cirúrgica dos testículos, que são a principal fonte de produção de testosterona. Isso é responsável por estimular certas características sexuais secundárias (por exemplo, maior tamanho, musculatura mais pesada), a esterilização pode reduzir o tamanho total e a força de um cachorro.

Esse hormônio também está associado a comportamentos agressivos e várias outras características indesejáveis, pelo que a sua ausência pode ter um efeito calmante sobre o animal. Como tal, a mudança mais significativa no corpo de um cão macho esterilizado é que este já não produz esse hormônio.

Além disso, a esterilização pode também ajudar a reduzir certos riscos de saúde associados a cachorros intactos, tais como cancro testicular ou problemas de próstata.

Castração de Cachorros
Image by Freepik

O cachorro castrado muda o comportamento?

Sim, um cão esterilizado pode mudar o seu comportamento. A neutralização é um procedimento que altera os órgãos reprodutores de um animal macho e faz com que estes se tornem improdutivos.

Assim como dito acima, quando este procedimento é realizado num cão, pode reduzir os níveis de testosterona no seu corpo, o que pode levar a um comportamento menos agressivo. Além disso, ajuda a reduzir a vontade de vaguear e marcar território, assim como diminuir as hipóteses de entrar em lutas com outros animais.

A neutralização pode também ajudar a evitar gravidezes indesejadas e certos tipos de cancros em cachorros. Embora estas mudanças possam não ser vistas imediatamente após o procedimento, com o tempo, torna-se evidente depois de um tempo.

5 cuidados que você deve ter com um cãozinho castrado

Ao cuidar de um cachorro esterilizado, há várias precauções que deve tomar para garantir a sua segurança e bem-estar, e esses cuidados são:

  • Manter o seu cachorro atualizado sobre vacinas e visitas veterinárias;
  • Proporcionar bastante exercício e atividades de enriquecimento para os manter ativos e mentalmente estimulados;
  • Estabelecer regras e limites na casa para que o seu cachorro saiba o que se espera deles;
  • Pratique um reforço positivo ao treinar o seu cachorro para que ele aprenda mais rápido;
  • Supervisione sempre o seu cachorro quando estiver perto de outros cães ou crianças.

Seguir estas precauções ajuda a garantir que o seu cachorro esterilizado se recupere de forma rápida e saudável.

A castração pode causar obesidade?

Em suma, a resposta é não. A castração não causa diretamente obesidade, no entanto, pode levar a uma diminuição da atividade física e a um aumento do apetite devido à diminuição da produção de testosterona pelo organismo.

Isto pode resultar num aumento de peso que, se não for controlado, pode levar à obesidade ao longo do tempo. Outros fatores, tais como escolhas alimentares e hábitos de vida, também irão afetar se alguém experimenta ou não obesidade depois de ser esterilizado.

A castração pode causar obesidade?
By freepik

Castrar acalma mesmo um cão raivoso?

Em geral, um cachorro que faz essa cirurgia torna-se mais calmo e menos agressivo para com outros animais ou pessoas. Além disso, podem também ser menos propensos a comportamentos de montagem. Os cães castrados também tornam-se mais relaxados e dóceis, o que pode ser benéfico em alguns casos, enquanto indesejável em outros.

Em algumas situações, podem também ser menos propensos a fugir para longe de casa. Além disso, a esterilização pode levar a uma melhor comunicação entre o animal de estimação e o seu dono, bem como a um maior sucesso no treino de obediência. Embora a castração não garanta que todos os comportamentos indesejáveis sejam solicitados.

Dicas para evitar doenças após a castração

A castração pode ser uma experiência traumática para muitos animais, e o risco de infecção ou doença pode ser elevado. Para ajudar a evitar doenças após a castração, é importante manter a ferida limpa e observar o animal de perto para detectar quaisquer sinais de infecção.

Se notar quaisquer sintomas tais como inchaço, vermelhidão, ou corrimento no local da incisão, contacte imediatamente o seu veterinário. Após a castração, dê ao seu animal bastante repouso e um local confortável para sarar.

Certifique-se de que têm acesso a água fresca e alimentos facilmente digeríveis. Finalmente, acompanhe o seu veterinário se surgirem quaisquer complicações após a castração. Ao seguir estas dicas pode ajudar a assegurar que o seu animal de estimação tem uma recuperação segura da castração e evita

Leave a Comment!

Reach

Connect Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Nisi facilis in magni quasi sequi natus illum!

You’ll enjoy knowing our dedicated team will do whatever is needed to keep your pets happy, healthy and safe when you’re away from home.