Quem Somos

O Amor Vira-Lata é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, onde todo trabalho prestado é voluntário. Trabalhamos pela valorização do animal sem raça definida (vira-lata) e conscientização da sociedade sobre a adoção responsável, bem como pela importância da esterilização no combate à superpopulação de animais de rua.

O Amor Vira-Lata iniciou seus trabalhos informalmente em 2007, tornando-se oficialmente uma organização, com CNPJ próprio e registrado, em maio de 2013. Tudo começou com um e-mail que divulgava semanalmente animais para adoção.

Na medida em que foi se tornando conhecido, foi atraindo mais pessoas que partilhavam do mesmo sentimento de empatia pela causa dos animais abandonados. Quanto mais pessoas se uniam ao grupo, maior era o crescimento da causa, e o e-mail tornou-se um blog que, mais adiante, tornar-se-ia um site.

Nosso site (disponibiliza um banco de dados de animais para adoção e achados & perdidos, com mecanismo de busca e filtros de anúncios. Este site é um serviço de utilidade pública e atende Caxias do Sul e região. Mais de 5 mil animais já foram anunciados no site do Amor Vira-Lata, desde 2010 quando começou a funcionar, até meados de 2014, tornando-se um sucesso na facilitação de adoção e no auxilio de donos em busca de seus animais perdidos.

Ajudamos as pessoas a ajudar animais abandonados. Não possuímos sede e por isso não temos condições de recolher animais de rua, mas resgatamos quando possível. Neste caso encaminhamos para atendimento veterinário necessário, ou para lares de passagem que possam acolher esses animais até a adoção.

Dependemos da boa vontade de anônimos para acolher os animais recolhidos e também das vagas em lares de passagens, pagas pela ONG.

Realizamos e participamos de ações de arrecadação de recursos para manter os animais resgatados, procedimentos veterinários, lares de passagem, entre outros, pois não recebemos auxilio do poder público. Contamos apenas com auxílio financeiro do Brechó ChiCão que acontece mensalmente na universidade de Caxias do Sul.

Com nosso trabalho pretendemos reduzir o numero de animais abandonados e em situação de risco e sofrimento na cidade de Caxias do Sul e região; conscientizar a sociedade da importância da adoção responsável, mostrando a importância de acolher, a gratificação sem tamanho do carinho e amor recebidos pelos animais, e desestimular a compra e venda dessas vidas.

Ao facilitar o trabalho de pessoas que recolhem animais e trazendo para a causa mais voluntários permanentes, pretendemos que a população envolva-se, acolhendo e tutorando um animal abandonado até adoção, por exemplo. Os serviços da ONG acontecem através do esforço realizado diariamente pelos voluntários que conciliam seu trabalho e vida pessoal com o trabalho voluntário de proteção animal.