Castração

A população de cães e gatos cresce dia após dia. Porém, nem todos aqueles que nascem conseguem ter um dono ou um bom lar.

Como observa a Associação Médica Veterinária Americana (AVMA), como resultado de estudos a nível nacional, o número crescente de cães e de gatos excede a capacidade da nossa sociedade de cuidar deles. Não há lugar para abrigar tantos cães e gatos. Assim, estes animais ficam nas ruas, passando fome, frio, correndo riscos de atropelamento, maus-tratos e sem nenhum responsável para zelar pela sua saúde em momentos de fragilidade. Evitar o nascimento de tantos animais é a solução mais humana e racional! Para isso a esterilização (castração), principalmente das fêmeas, é a melhor solução!

A castração também é indicada para melhorar a saúde destes animais e tem papel fundamental na prevenção de doenças como tumores prostáticos, mamários e uterinos.

Por que devemos castrar as fêmeas?

1. Evita acasalamentos indesejáveis.
2. Evita o câncer nas glândulas mamárias.
3. Impede piometra (grave infecção uterina) em fêmeas adultas.
4. Evita a "gravidez psicológica" e suas consequências.
5. Evita cios.
6. Evita o aumento do número de animais de rua

Porque devemos castrar os machos?

1. Evita fugas.
2. Evita a marcação do território (xixi fora do lugar).
3. Evita a agressividade motivada por excitação sexual constante.
4. Evita tumores testiculares.
5. Evita o aumento do número de animais de rua.

Perguntas e respostas comuns entre aqueles que tem ou querem ter um animalzinho

O que é castração?

É a cirurgia realizada pelo médico veterinário que impede definitivamente a procriação. Consiste na retirada dos ovários e do útero nas fêmeas, e na retirada dos testículos nos machos.

A cirurgia de castração é indolor?

A cirurgia é feita com anestesia geral e, no pós-cirúrgico, o animal também é medicado com analgésicos pelo veterinário.

Onde é feita essa cirurgia?

Deve ser feita em clínica veterinária ou hospital veterinário, em sala específica para este fim. Somente o médico veterinário pode realizar esta cirurgia.

Qual o tempo para recuperação?

O tempo varia muito de um animal para outro. Normalmente em 2 ou 3 dias o animal esta bem, porém a recuperação completa se dá em 7 a 10 dias, quando os pontos são retirados. Isso vale para machos e fêmeas, com exceção de gatos machos, que não levam pontos. Filhotes se recuperam mais rápido.

Qual o custo da cirurgia?

Os preços são determinados pelas próprias clínicas veterinárias e variam de clínica para clínica. Existem as ONGs que intermediam a castração com clínicas conveniadas e a um baixo custo. Em Caxias do Sul existe também um programa da Prefeitura de castração gratuita, basta ir até a UBS fazer o cadastro e aguardar ser chamado.

A cirurgia engorda o animal?

Após a cirurgia, ocorrem mudanças hormonais que alteram seu metabolismo, podendo acarretar ganho de peso. Muitos pacientes com predisposição à obesidade apresentarão ganho de peso independente de serem esterilizados. O animal não engorda devido a castração e sim pela diminuição das suas atividades físicas necessitando incentivos para passear correr e brincar.

Minha cadela/gata acabou de ter filhotes. Quando posso fazer a castração?

Em cadelas, após o desmame dos filhotes, aproximadamente após 60 dias do parto. Se seu animal for uma gata, tenha atenção porque elas podem apresentar um novo cio e engravidar durante a amamentação.

Com que idade podem ser castrados?

Dependendo do porte do animal, podem ser submetidos à cirurgia já com 2 meses de idade, no caso de fêmeas. Nos machos, principalmente os gatos, indica-se esperar até os 5 ou 6 meses para realizar a cirurgia. O importante é que o animal esteja esterilizado antes de entrar na maturidade sexual, que de forma geral, ocorre aproximadamente com 6 meses de idade.

Fêmeas podem ser castradas antes da primeira cria?

Sim! Atualmente existem pesquisas que comprovam que ter uma cria não representa saúde ao animal e, se castradas antes do primeiro cio, reduz-se em mais de 90% o risco de câncer de mama.

Os filhotes castrados podem ter problemas de crescimento?

Não! Eles crescem e se desenvolvem normalmente.

O cão castrado é um bom guarda?

Sim! O animal continua com as mesmas características de guardião do seu território.

O animal castrado muda de comportamento?

Sim, para melhor! Os machos não fogem atrás das fêmeas no cio. Brigas com outros animais diminuem ou param. Eles também perdem o hábito de urinar nos cantos para demarcar território e o odor da urina diminui. As fêmeas não apresentam mais cio, as cadelas param de sangrar e as gatas pararam com os miados excessivos.

Quais os cuidados que devo tomar antes da cirurgia?

Os animais devem fazer jejum alimentar e hídrico. Para os adultos o jejum deve durar pelo menos 8 horas. Para os filhotes o tempo é menor em função de seu rápido metabolismo. Peça orientação ao médico veterinário.

Quais os cuidados que devo tomar após a cirurgia?

Nos primeiros dias após a cirurgia é importante manter o animal em local aquecido, protegido do sol, de chuva, de vento e longe de escadas. Água e alimentação devem ser oferecidas apenas após o animal estar consciente, livre dos efeitos da anestesia. Os pontos devem ser cuidados com limpeza diária, não permitindo-se que os animais lambam, mordam ou cocem. Para isso, pode-se usar colar elisabetano, roupa cirúrgica ou curativos.

Quando é o cio nas gatas e cadelas?

Nas gatas, depende da estação, ocorrendo nos períodos mais quentes do ano (primavera e verão). Neste período elas entram no cio diversas vezes, podendo ter até 3 ou 4 crias seguidas. Nas cadelas, ocorre aproximadamente a cada 6 meses. Dá-se a preferência para fazer a cirurgia fora deste período, antes ou logo depois, pois nesta época, ocorrem mais sangramentos durante a cirurgia, dificultando o procedimento.

A castração esta indicada somente para cadelas de rua?

É errado o conceito de que a castração só deve ser feita em cadelas de rua. A castração deve ser uma prática tanto de donos responsáveis, que desejam prevenir doenças em seus animais e evitar o aumento do número de animais, priorizando a adoção dos inúmeros abandonados, quanto de animais de rua. Muitos donos permitem que seus animais andem soltos e não têm controle sobre os acasalamentos. E então, a história repete-se: gestação indesejada, ninhada abandonada, mais animais na rua. Ninhadas são abandonadas no meio da rua e aqueles que sobrevivem geram mais e mais animais que terão um destino incerto.

Castrações em Caxias do Sul

A castração gratuita é um direito de todos e para utilizar-se do benefício é preciso se dirigir ao posto de saúde (UBS) mais próximo de sua casa e preencher um cadastro. Leve somente o comprovante de endereço e o número do seu CPF. As listagens são encaminhadas para a vigilância ambiental que organizará os cadastros e acionará a clínica veterinária para ser agendada a castração. Vale lembrar que são 46 UBS e a prefeitura disponibiliza 700 castrações mensais, devido à grande demanda, este sistema gera um período de espera.

  • Castre seu bichinho

  • Quais são os benefícios?

  • Evita acasalamentos
    indesejáveis

  • Evita certos tipos
    de doenças

  • Evita casos de
    gravidez psicológica

  • Evita a marcação
    de território

  • Evita fugas
    ou cios

  • E o mais inportante
    de tudo isso

  • Evita o aumento de
    animais abandonados

  • É melhor para ele,
    é melhor para todos